flyer virtual evento festival da arte degenerada de Londrina | blog da ALIA

Festival da Arte Degenerada acontece em Londrina neste sábado, 11/11

Festa-manifesto acontecerá durante o dia todo e se estenderá até a noite; Festival da Arte Degenerada terá atrações artísticas de várias vertentes e discotecagem.

O Coletivo Mobiliza Londrina promove no próximo sábado, 11 de novembro, o Festival da Arte Degenerada de Londrina. A festa começará às 16h na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, parceira do evento.

Concebido para ser uma resposta aos ataques sistemáticos que as artes, a cultura e a educação vêm sofrendo em Londrina por parte de grupos neoconservadores de extrema-direita, o Festival acontecerá durante todo o dia e se estenderá noite adentro.

A festa terá início com exposições artísticas e fotográficas e a exibição do documentário sueco “Arquitetura da destruição”.

Haverá a leitura de poemas políticos e do manifesto pela resistência. As apresentações teatrais e musicais terão início às 19h. Várias atrações se revezarão no palco noite adentro, finalizando com discotecagem (veja o cronograma do evento e as atrações aqui).

flyer virtual evento festival da arte degenerada de Londrina | blog da ALIA

Contexto histórico e o ataque nazifascista à cultura, artes e educação em Londrina

O Festival da Arte Degenerada de Londrina faz alusão à mostra artística organizada pelo regime nazista, que exibiu até 1941 obras que fugiam ao que fosse considerado “perfeito oferecido pela natureza”, como convenientemente se autodenominava a raça “ariana”.

Tudo o que fugia ao naturalismo e aos cânones greco-romanos deveria ser rechaçado. Nada de expressionismo, cubismo ou fauvismo. Artistas como Picasso, Braque, Matisse, entre outros bastiões do Modernismo, foram tachados e exibidos como exemplos de “arte ruim” (risos).

A ideia por trás do Festival da Arte Degenerada de Londrina é inverter a lógica nazifascista. Celebrar, defender e assumir a arte londrinense enquanto “degenerada” no sentido irônico e sarcástico da palavra. Será uma reunião de artistas voluntários de diversas vertentes e estilos com posicionamento político para um grande manifesto cultural, artístico e político livre de preconceitos.

Ao mesmo tempo, busca-se homenagear tanto aqueles artistas ridicularizados pelo nazifascismo na 2ª Guerra quanto os que vêm sofrendo censuras, ataques e ameaças de todos os tipos na cidade de Londrina e no Brasil de 2017.

Episódios como a tentativa frustrada de censura e prisão do artista Maycon K ao final da performance DNA de Dan no Festival de Dança de Londrina; o cancelamento do repasse de verbas de R$ 1,72 milhão do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) pela prefeitura no ano de 2017; diversos processos a professores por suposta “doutrinação ideológica” e os ataques por parte de membros do legislativo aos trabalhadores grevistas, a grupos LGBT, negros e pobres são algumas das demonstrações de ódio da extrema-direita local, que tenta subjugar a sociedade londrinense através do medo.

O evento serve como um lembrete dos horrores do nazifascimo, que começaram justamente com a censura às artes, cultura, educação e à liberdade de expressão e culminaram com a morte de milhões. Tempos sombrios que insistem em voltar.

O objetivo é dizer basta ao ódio e ao preconceito e suscitar a reflexão urgente diante dos ataques cotidianos que a cultura, a arte e a educação vêm sofrendo por parte do neoconservadorismo de extrema-direita. A ação destes grupos extremistas joga uma cortina de fumaça através da polêmica e do falso moralismo nos reais problemas do Brasil, do Paraná, de Londrina e região.

Conclamamos a comunidade londrinense a comparecer em peso ao evento. Vamos celebrar as artes, a cultura, a educação a diversidade e a liberdade de expressão, que estão sob ataque intenso. Compareça!

A ALIA é parceira do Coletivo Mobiliza Londrina. Estaremos no evento expondo a nossa linha de canecas com temática LGBT e de prevenção.

Uma nova leva das nossas “canequinhas degeneradas” acaba de sair do forno. As novas estampas serão lançadas durante o Festival da Arte Degenerada de Londrina. Você irá se surpreender! Clique aqui para conhecer e adquirir algumas das nossas canecas e ajudar a ALIA.

Serviço:

Festival da Arte Degenerada de Londrina - sábado, dia 11 de novembro a partir das 16h

Local: Vila Cultural Cemitério de Automóveis - rua João Pessoa, 103

Entrada: R$ 10,00.

Realização: Coletivo Mobiliza Londrina

#SomosTodosDegenerados

Até o próximo post!

Posted in Eventos and tagged , , , , , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *